APBM

Regulamento XVI Torneio Mayr Facci

28/05/2014 | XVI TORNEIO MAYR FACCI

REALIZAÇÃO; LIGA DESPORTIVA DE PONTA GROSSA

APOIO;
*CCR RODO NORTE
*ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE BASQUETE MASTER
*ASSOCIAÇÃO PONTAGROSSENSE DE BASQUETE MASTER
*FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES
*SEPAM – SOC. EDU. PROFESSOR ALTAIR MONGRUEL
*FACULDADE SECAL
*ACADEMIA BIO ATIVA
*RESTAURANTE GRAN PIATTO


19 a 21 de junho de 2014

PONTA GROSSA - PARANÁ

XVI TORNEIO MAYR FACCI

REGULAMENTO E INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Ponta Grossa – PR
Locais de jogos: Ginásio Borell du Vernay
Ginásio Osni Vilaca Mongruel – Colégio Sepam

Data: 19 a 21 de junho 2014
Execução: Liga Desportiva de Ponta Grossa

1 – INFORMAÇÕES GERAIS

O evento, em sua décima sexta edição, será realizado na cidade de Ponta Grossa, a 110Km de Curitiba, e tem por finalidade principal, o encontro e a participação amistosa entre as equipes de basquetebol de veteranos, bem como homenagear o ídolo do basquete MAYR FACCI, que neste ano completa 85 anos de vida.

2 – CATEGORIAS

MASCULINO

* Pré-Veteranos – 24 a 38 anos
* Veteranos – 39 a 49 anos
* Master – 50 a 59 anos
* Super Master – 60+
* Hiper Master – 65+ INSCRICÕES INDIVIDUAIS + CONVIDADOS
* Master Feminino – 25+

FEMININO

3 – CATEGORIA ÚNICA

Acima de 25 anos (vale a idade que a atleta completa no exercícios de 2014).

4 – IDADE DOS ATLETAS PARTICIPANTES

Para cada categoria, será considerada a idade que o atleta completar no exercício de 2014. Para efeito de comprovação de idade, o atleta, no momento do jogo, deve estar de posse do seu documento oficial que goze de fé pública (RG, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação). Em caso de solicitação da organização, o mesmo deverá apresentar o referido documento imediatamente, sob pena, de não poder participar da partida.

5 – PUNIÇÕES E PENALIDADES

Os jogos serão regidos pelas regras oficiais da FIBA, com as exceções previstas neste regulamento ou definidas no Congresso Técnico que, também, definirá os sistemas de jogos.
Importante deixar claro; para iniciar o jogo a equipe poderá ter na quadra 5 atletas os outros poderão se unir a equipe posteriormente desde que cumpram o rodizio estabelecido pelo regulamento especifico de cada categoria, desde que seu nome conste na sumula até antes da bola subir, apresentando o documento para conferencia na mesa de controle o atleta estará em condições de jogo, lembrando o nome que for para sumula terá que cumprir o regulamento especifico de cada categoria.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Disciplinar nomeada no Congresso Técnico, que deverá ser integrada por três componentes.
Os pedidos de recursos terão que ser formalizados até 02 (duas) horas após o término da partida em questão, mediante pagamento de caução no valor de R$ 900,00 (Setecentos reais), que será devolvido caso a equipe saia vencedora no referido recurso. O mesmo deve ser apresentado para a Coordenação técnica da competição. A sumula não poderá ser utilizada como papel para estabelecer um recurso .Na sumula poderá apenas constar atos permitidos pela regra oficial do basquete, recursos devem ser em documento a parte entregue em tempo, conforme regulamento.
O atleta excluído do jogo por ato de indisciplina, estará suspenso, automaticamente, da partida seguinte da sua equipe, na sua categoria e dependendo da circunstância da desqualificação, poderá ser julgado pela Comissão Disciplinar caberá ao Arbitro da partida fazer relatório disciplinar do referido atleta e entregar a comissão organizadora até o final da rodada, para que a mesma possa encaminhar a comissão disciplinar que se manifestara antes do inicio da rodada seguinte, ou até antes do jogo que envolve o referido atleta.
As punições referentes a atletas ou equipes deveram ser cumpridas durante o campeonato ou na próxima edição do mesmo.
A equipe que infringir qualquer regra em relação ao sistema de substituições durante a partida ficará com pontuação zero (zero) perdendo por W x O, e a equipe vencedora, além dos 03 (três) pontos pela vitória, terá o placar de 20 x 00.

6 – INSCRIÇÕES

Inscrições individuais:
Serão aceitas inscrições individuais apenas no masculino, para categoria 65+.
Neste caso o atleta pagará normalmente sua inscrição mesmo estando atuando no torneio por uma equipe já inscrita em outra categoria, devendo pagar inscrição de R$ 90,00 (noventa reais).
As inscrições das equipes deverão ser feitas até o dia 10 de junho de 2014.
Será cobrada uma taxa de R$ 900,00 reais por equipe, que deverá ser paga através de depósito bancário, na conta da LDPG Banco UNIPRAIME 099 Agencia 4601-9 conta corrente 062111-0 CNPJ 75 601 773 0001/22. Feito o depósito, o responsável deverá passar email, com as seguintes informações: nome oficial da equipe, nome do responsável pela mesma, concordância ou não em jogar duas vezes no mesmo dia se assim for necessário. O documento deve ser enviado para;
pafegura@hotmail.com
O descumprimento deste termo implicará no cancelamento da inscrição da referida equipe.
OBS; somente terá sua inscrição garantida a equipe que estiver com sua obrigações financeiras em ordem no inicio do congresso técnico, por conta disto favor evitar fazer inscrições no ultimo dia.

7 – SISTEMA DE JOGO E SUBSTITUIÇÃO POR CATEGORIA

Obs; Algumas regras são especificas para uma categoria apenas favor ler com atenção, cada categoria.

Feminino;

Toda equipe poderá ter até duas atletas com menos de 30 anos na quadra.
Obrigatório todas as atletas relacionadas na sumula jogar um quarto completo, assim como também permanecer um quarto completo no banco.
Numero minimo de atletas para o rodizio de sete jogadoras em cada equipe.
OBS. Atletas que estejam vinculadas a agremiações que disputam campeonatos federativos, ou que estejam em atividade competitiva estão automaticamente vetadas de participação deste evento.
Lembrando que em caso de duvida favor consultar a direção do evento solicitando a liberação da atleta em questão, pois existem casos em que a atleta esteve envolvida em competições de alto nível e tem a idade para jogar o evento como veterana já completo ( Oficialmente 30 anos completos no ano da competição) tendo assim o direito de participar pela idade. Tentamos assim preservar a competitividade das veteranas. Consideramos a abertura para as Pré Veteranas entre 24 e 29 anos com presença limitada na quadra apenas para tentar integrar as atletas que estão fora de atividade competitiva.
Importante antes de inscrever a atleta que se enquadre neste caso, solicitar apreciação da comissão técnica, evitando assim o julgamento de recursos.

Masculino;

Pré-Veteranos – 24 a 38 anos
- Na súmula devem constar no mínimo sete jogadores.
- Nenhum jogador poderá atuar durante os quatro quartos de partida. Ele deve ficar de fora, pelo menos, um quarto inteiro.
- O atleta poderá ser substituído em qualquer um dos quartos do jogo. Porém, os dois atletas (substituído e substituto) “queimarão” o quarto.
- A equipe poderá ter em seu plantel até dois jogadores que estejam atuando em faixas etárias acima, desde que os mesmos façam parte da mesma agremiação inscrita. Para ter esta condição, uma agremiação tem que se inscrever em pelo menos duas categorias, para que o atleta de maior idade possa jogar nos dois times.

Apenas dois jogador de 24 a 29 anos poderá estar na quadra

- Em caso de períodos extras as substituições ficam livres, pois se considera que as equipes já cumpriram com o regulamento no tempo normal de partida.

Veteranos – 35 a 49 anos

- Na súmula devem constar no mínimo sete jogadores.
- Apenas um jogador de 35 a 39 anos poderá estar em quadra e será obrigatório ter um jogador acima de 45 anos
- Nenhum jogador poderá atuar durante os quatro quartos de partida, devendo permanecer de fora, pelo menos, um quarto inteiro.
- O atleta poderá ser substituído em qualquer um dos quartos do jogo. Porém, os dois atletas (substituído e substituto) “queimarão” o quarto. –
A equipe poderá ter em seu plantel até dois jogadores que estejam atuando em faixas etárias acima, desde que os mesmos façam parte da mesma agremiação inscrita. Para ter esta condição, uma agremiação tem que se inscrever em pelo menos duas categorias, para que o atleta de maior idade possa jogar nos dois times.

- Em caso de períodos extras as substituições ficam livres, pois se considera que as equipes já cumpriram com o regulamento no tempo normal de partida.

Master – 50 a 59 anos

- Na súmula devem constar no mínimo sete jogadores.
- Nenhum jogador poderá atuar durante os quatro quartos de partida. Ele deve ficar de fora, pelo menos, um quarto inteiro.
- O atleta poderá ser substituído em qualquer um dos quartos do jogo. Porém, os dois atletas (substituído e substituto) “queimarão” o quarto.
- A equipe poderá ter em seu plantel até dois jogadores que estejam atuando na faixa etária mais velha desde que os mesmos façam parte da mesma agremiação inscrita. Para ter esta condição, uma agremiação tem que se inscrever em pelo menos duas categorias, para que o atleta de maior idade possa jogar nos dois times.
- Em caso de períodos extras as substituições ficam livres, pois se considera que as equipes já cumpriram com o regulamento no tempo normal de partida.

Super – Master – 60+

- Todo atleta inscrito na súmula deverá participar de no mínimo 01 quarto de partida completo, sob pena de perder os pontos da partida em questão.
- Nesta categoria não e obrigatório o rodízio de jogadores. .
Nesta categoria também estará liberado a utilização de 02 atletas de categoria 65 e convidados.
OBS; Esta categoria será obrigatório ter ( 2 atletas) acima de 65 anos na quadra.

Hiper Master – 65+ e convidados

Esta categoria absorve aqueles atletas que não querem jogar em equipes fechadas ou ainda apenas os que querem participar de um jogo comemorativo. .Ela absorve também alguns atletas que por motivos diversos não se integraram nas equipes ou agremiações inscritas. Os jogadores desta categoria devem se inscrever individualmente e aguardar a formação das equipes no congresso técnico ou no primeiro dia do torneio, portanto importante todos os interessados estarem no ginásio determinado pelo congresso com no mínimo uma hora de antecedência para o inicio do evento desta categoria;
Obrigatório apenas todos jogarem um quarto.
Em caso de não termos inscritos suficientes para duas equipes a comissão organizadora promovera um único jogo para os inscritos completando assim as equipes com atletas convidados ao seu critério.

8 – CONGRESSO TÉCNICO

O Congresso técnico do XVI Torneio Mayr Facci de Basquete Master será realizado no dia 13 junho, às 19;00 horas, na Liga Desportiva de Ponta Grossa no Ginásio Borell Du Vernay, no qual as equipes deverão estar representadas. O não comparecimento implicará na aceitação das decisões tomadas.

9 – CONFIRMAÇÃO DA TABELA DE JOGOS

Pedimos a gentileza por parte dos representantes das equipes, uma vez que já têm em mãos a data do evento, que repassem qualquer impossibilidade de horário para jogos, principalmente na primeira rodada. A organização tentará viabilizar o atendimento neste sentido.
Entrar em contato telefônico para solicitar algum ajuste, e na sequencia documentar por email com a solicitação para que possamos atender pela ordem de solicitação.
Atenção - é de importância máxima que o representante de cada equipe faça contato com a organização e atualize seus telefones de contato e mantenha-os em funcionamento constante durante o evento, ainda sim é preciso que a cada encerramento de jornada confira seu boletim retirando no final de cada dia de jogo na sede da LDPG no Ginásio do Borell seu boletim da rodada seguinte.
** FICAR ATENTO
**COM O TELEFONE CELULAR LIGADO
**ENTRAR EM CONTATO COM O COORDENADOR
DO EVENTO NO FINAL DE CADA RODADA.
**CONFIRMAR A RODADA SEGUINTE
**VERIFICAR ALTERAÇÕES PROVÁVEIS.

ESSAS SÃO OBRIGAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO JUNTAMENTE COM OS COORDENADORES DE CADA EQUIPE, PORTANTO MANTER CELULAR LIGADO É DE SUMA IMPORTANCIA,
SOLICITAMOS QUE SEJA ATENDIDA ESTA EXIGENCIA COM MUITO EMPENHO PELOS COORDENADORES DE EQUIPES.
A tabela de jogos será enviada 48 horas após o Congresso Técnico no email do coordenador da equipe e será publicada na pagina da APBM, e até dia 16 maio, as equipes poderão solicitar a possibilidades de ajustes na tabela. Após este prazo, a Coordenação não aceitará qualquer pedido de mudança.

10 – PREMIAÇÃO

Troféus para as equipes classificadas em 1º e 2º lugares em cada categoria.
Medalhas para primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria.
Medalha para o cestinha de cada categoria

11 – ENDEREÇOS

Associação Paranaense de Basquete Master – Av. Presidente Getúlio Vargas, no. 4.089 – Curitiba – Paraná – Telefone (41) 3085-7600
Paulo Afonso Moreira –Diretor Técnico da LDPG (42) 3222-1706 e (42)9978-7075.
Elton Cunha Doná- Presidente da LDPG (42 )9972 0839
Hudson C. Zanoni ( Diretor para o interior sul da APBM e vice presidente da LDPG) – (42) 3225-2455 e 8404-1861

COORDENADORES POR CATEGORIA

Rodrigo Bulyk Coordenador Pré Veterano e Veteranos(42 9931 87 31)
Hudson Zanoni Coordenador Super Master e Hiper Master(42 8404 18 61)
Paulo A. Moreira Coordenador do Master (42 9978 70 75)
Rubia Andrade, Simone Zanon coordenadoras do Feminino ( 42 9952 1133) ou (42) 9933 0699.

12- ALOJAMENTO

- Informamos que não poderemos reservar alojamentos no Ginásio Oscar Pereira, pois o mesmo esta em reforma.

13 – CONFRATERNIZAÇÃO

- A confraternização será realizada no dia 21 de junho sabado, a partir das 19 horas, em local na residência do Sr Mayr Facci.
- Cada atleta receberá um ingresso, de acordo com os inscritos da sumula de jogo.
- A coordenação do Torneio está colocando a disposição para venda, ingressos para familiares e outros interessados, ao custo aproximado de
R$ 45, 00 (quarenta e cinco reais).

Paulo Affonso Moreira
Diretor Técnico LDPG


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Contato

(41) 4106-1194

Av. Presidente Getúlio Vargas, 4089 - Água Verde
CEP: 80240-041 - Curitiba - PR - Brasil